Lei Federal nº 11.445/2007, regulamentada pelo Decreto nº 7.217/2010, estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, trazendo novos desafios para o setor na busca da prestação dos serviços com eficiência, eficácia, qualidade e equilíbrio econômico-financeiro.

A política estadual de saneamento básico - Lei nº 11.172/2008 - institui como um dos seus princípios a regionalização da prestação dos serviços e o fortalecimento da Embasa, destacando seu papel de principal executora desta política.

A política estadual de saneamento básico estimula a cooperação federativa por meio de Convênio de Cooperação entre Entes Federados para autorizar a delegação da regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Lei estabelece que o Contrato de Programa, instrumento que substitui o antigo Contrato de Concessão, só poderá ser assinado entre o Titular (município) e a prestadora (Embasa) desde que sejam atendidas algumas condições, dentre as quais destacamos:

- O município possua Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) aprovado;

- Município e Estado assinem Convênio de Cooperação autorizado por Lei Municipal específica.


ATENDIMENTO 0800 0555 195
Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações


EMBASA NAS REDES
Acesse os canais da Embasa nas redes sociais 

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com nosso Aviso de Privacidade.