ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa fará reconstrução da barragem Duas Ilhas, em Jussiape, danificada pelas chuvas

Em visita ao município de Jussiape, ontem (12), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a reconstrução da barragem Duas Ilhas, que sofreu danos estruturais devido às fortes chuvas que caíram na região no mês de dezembro. A obra terá investimento de R$1,5 milhão, em recursos próprios da Embasa, com previsão de início no próximo mês. Também está previsto um estudo de melhorias para proteger o terreno natural e conter o fluxo pelo vertedouro da barragem.

A barragem de Duas Ilhas foi construída em alvenaria de pedra, há cerca de 60 anos, e é administrada pela prefeitura municipal. A Embasa utiliza esse manancial para captar água para o sistema de abastecimento do município, conforme outorga concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Diante da ruptura da barragem, no dia 26 de dezembro, a Embasa precisou interromper a captação de água no local e, em seguida, mobilizou uma força-tarefa para implantar, de forma rápida e eficaz, uma nova captação de água em outro ponto. Com isso, foi possível iniciar a retomada da operação do sistema de abastecimento de Jussiape já no dia seguinte. Além disso, a Embasa encaminhou imediatamente ao município uma equipe de geotecnia, que avaliou a situação da estrutura e já iniciou os estudos para sua recuperação.

"Essa é uma obra muito importante e uma forma de contribuir com o município nesse momento tão difícil", destaca Manuel Mateus Almeida, gerente da unidade regional da Embasa em Caetité, à qual o município de Jussiape é vinculado.

voltar
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195