Embasa fará reconstrução da barragem Duas Ilhas, em Jussiape, danificada pelas chuvas

Em visita ao município de Jussiape, ontem (12), o governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a reconstrução da barragem Duas Ilhas, que sofreu danos estruturais devido às fortes chuvas que caíram na região no mês de dezembro. A obra terá investimento de R$1,5 milhão, em recursos próprios da Embasa, com previsão de início no próximo mês. Também está previsto um estudo de melhorias para proteger o terreno natural e conter o fluxo pelo vertedouro da barragem.

A barragem de Duas Ilhas foi construída em alvenaria de pedra, há cerca de 60 anos, e é administrada pela prefeitura municipal. A Embasa utiliza esse manancial para captar água para o sistema de abastecimento do município, conforme outorga concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Diante da ruptura da barragem, no dia 26 de dezembro, a Embasa precisou interromper a captação de água no local e, em seguida, mobilizou uma força-tarefa para implantar, de forma rápida e eficaz, uma nova captação de água em outro ponto. Com isso, foi possível iniciar a retomada da operação do sistema de abastecimento de Jussiape já no dia seguinte. Além disso, a Embasa encaminhou imediatamente ao município uma equipe de geotecnia, que avaliou a situação da estrutura e já iniciou os estudos para sua recuperação.

"Essa é uma obra muito importante e uma forma de contribuir com o município nesse momento tão difícil", destaca Manuel Mateus Almeida, gerente da unidade regional da Embasa em Caetité, à qual o município de Jussiape é vinculado.