Embasa amplia cobertura de água tratada na zona rural de Canápolis

Neste final de ano, mais 22 famílias da localidade São Felipe, em Canápolis, passaram a ser beneficiadas com água tratada. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou, em parceria com o município, 1.500 metros de rede para levar água tratada, captada do rio Corrente, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com longo período de estiagem. O serviço vem sendo prestado em fase de testes com foco no reparo da tubulação, instalação dos hidrômetros e cadastramento dos imóveis.

Nascido na localidade, Manoel Moreira Nunes, explica que a principal diferença é ter água tratada em casa. “Tínhamos a água com gosto salgado que vinha do poço. Agora, vamos ter água de qualidade na porta da nossa casa”, afirma. Para Ana Jesus de Souza, também beneficiada com a extensão da rede distribuidora, a água tratada era muito aguardada. “Moro há 19 anos na localidade, e não vamos mais ficar sem água para beber e cozinhar, diminuindo o trabalho de ter que ir na cidade para comprar e trazer a água”, afirma.

Para o prefeito de Canápolis, Reginaldo de Souza Pereira (Dao), esta obra vai fazer a diferença para melhorar a qualidade de vida da população. “Eles passam a ter uma necessidade básica a ser atendida trazendo um pouco mais de facilidade ao ter água na torneira”, afirma. A gerente da Embasa em Canápolis, Liane Amaral, explica que a localidade de São Felipe passa a fazer parte da infraestrutura de prestação do serviço ligado ao sistema integrado que atende cinco municípios do oeste da Bahia: Brejolândia, Canápolis, Serra Dourada, Santana e Tabocas do Brejo Velho.

“Nossas equipes trabalham para manter o sistema operando para levar água tratada do rio Corrente, que percorre 163 quilômetros de adutora, 12 estações de bombeamento, estação de tratamento e 21 reservatórios, instalados em toda a região, que por estar na bacia hidrográfica do São Francisco, sofre no período de estiagem prolongada”, afirma. Inaugurado em 2008, o sistema integrado de abastecimento atende cerca de 65 mil pessoas em toda a região.