ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa amplia cobertura de água tratada na zona rural de Canápolis

Neste final de ano, mais 22 famílias da localidade São Felipe, em Canápolis, passaram a ser beneficiadas com água tratada. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou, em parceria com o município, 1.500 metros de rede para levar água tratada, captada do rio Corrente, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com longo período de estiagem. O serviço vem sendo prestado em fase de testes com foco no reparo da tubulação, instalação dos hidrômetros e cadastramento dos imóveis.

Nascido na localidade, Manoel Moreira Nunes, explica que a principal diferença é ter água tratada em casa. “Tínhamos a água com gosto salgado que vinha do poço. Agora, vamos ter água de qualidade na porta da nossa casa”, afirma. Para Ana Jesus de Souza, também beneficiada com a extensão da rede distribuidora, a água tratada era muito aguardada. “Moro há 19 anos na localidade, e não vamos mais ficar sem água para beber e cozinhar, diminuindo o trabalho de ter que ir na cidade para comprar e trazer a água”, afirma.

Para o prefeito de Canápolis, Reginaldo de Souza Pereira (Dao), esta obra vai fazer a diferença para melhorar a qualidade de vida da população. “Eles passam a ter uma necessidade básica a ser atendida trazendo um pouco mais de facilidade ao ter água na torneira”, afirma. A gerente da Embasa em Canápolis, Liane Amaral, explica que a localidade de São Felipe passa a fazer parte da infraestrutura de prestação do serviço ligado ao sistema integrado que atende cinco municípios do oeste da Bahia: Brejolândia, Canápolis, Serra Dourada, Santana e Tabocas do Brejo Velho.

“Nossas equipes trabalham para manter o sistema operando para levar água tratada do rio Corrente, que percorre 163 quilômetros de adutora, 12 estações de bombeamento, estação de tratamento e 21 reservatórios, instalados em toda a região, que por estar na bacia hidrográfica do São Francisco, sofre no período de estiagem prolongada”, afirma. Inaugurado em 2008, o sistema integrado de abastecimento atende cerca de 65 mil pessoas em toda a região.

voltar
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195