Ampliação do sistema de abastecimento de água é inaugurada em Floresta Azul

Durante visita ao município do sul baiano, o governador Rui Costa inaugurou as obras de melhoria e revitalização da estação de tratamento de água (ETA) do sistema integrado de abastecimento (SIAA) de Floresta Azul, concluídas pela Embasa no primeiro semestre desse ano e que contaram com investimento de R$ 92,2 mil com recursos próprios da empresa.

No final de 2020, a Embasa já havia concluído um conjunto de melhorias que ampliaram a capacidade da ETA de 36 litros por segundo (l/s) para 70 l/s, num investimento de mais de R$ 1 milhão entre recursos próprios e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). Outra intervenção recente, finalizada em setembro deste ano, foi a implantação de 300 metros de rede distribuidora de água para atender a sede municipal. No total, desde 2018, os investimentos já somam R$ 4,5 milhões, entre recursos próprios e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).

O SIAA de Floresta Azul abastece também Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves (sede e o distrito de Ponto do Astério) e Água Doce, distrito do município vizinho de Ibicuí e vem recebendo investimentos da Embasa em melhorias operacionais visando melhorar a distribuição e ampliar a oferta de água. O sistema beneficia uma população de quase 24 mil pessoas e capta água bruta numa barragem de nível no rio Patioba e outra de acumulação no rio Salomé.

Foto: Camila Souza/GOVBA