Pedalada ambiental termina com plantio mudas de árvores nativas e frutíferas em Tapiramutá

O último domingo de setembro (26) começou cedo para a turma de 50 ciclistas do grupo TapiraBike, que saiu de bicicleta pelas ruas da cidade e seguiu em direção ao Riacho dos Quatis para plantar mudas de árvores nativas e frutíferas às margens do manancial. A ação ambiental foi promovida pela Embasa em parceria com a prefeitura de Tapiramutá, marcando o retorno de atividades presenciais desta natureza.

Não faltou disposição dos participantes no plantio, e nem os cuidados recomendados para evitar a disseminação do coronavírus. A alegria foi perceptível, mesmo com os sorrisos escondidos pelas habituais máscaras de proteção.

A iniciativa foi realizada pelo Comitê de Gestão Ambiental da Unidade Regional de Irecê e o Núcleo de Ações Socioambientais. Para a assistente social Ana Karina Moitinho, o evento foi além do esperado. “O pedal e o plantio em Tapiramutá superaram qualquer expectativa que tínhamos nessa retomada de atividades com o público externo. Marca o recomeço das ações que foram interrompidas em razão do distanciamento imposto pela pandemia. E, embora tenhamos mantido as medidas de segurança, o clima foi de alegria, sinergia e trabalho em conjunto”, comentou.

O biólogo Lucas Queiroz, diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Tapiramutá, informou que a ação pôde transformar uma pedalada em um evento de cunho ambiental. “Foi de fundamental importância para nossa cidade e para o Riacho dos Quatis, responsável pelo abastecimento da sede da cidade além de gerar desenvolvimento em seu curso”, disse. “Com esta ação, poderemos recuperar uma, das 18 nascentes dessa microbacia hidrográfica. Em alguns anos vamos ver os frutos positivos dessa atividade”, vislumbrou o diretor.

“Aliar o ciclismo com atividades que envolvam o cuidado com o meio ambiente, é imprescindível em nossos dias, pois o nosso esporte depende do meio natural para ser realizado”, avaliou a ciclista Joseane da Cruz.