LEM: Cobertura de esgotamento sanitário ultrapassa média nacional

Com 50 anos de atuação na maior parte da Bahia, completados este mês, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem acompanhando o acelerado desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Sétima maior economia do estado, impulsionada pela produção de grãos e fibra de algodão, o município teve um aporte de R$ 26,8 milhões em recursos destinados à ampliação do acesso ao sistema de esgotamento sanitário de sua sede municipal. Este investimento realizado pela Embasa elevou a cobertura de atendimento do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade de LEM a 64%, percentual acima da média nacional, que é de 46,3% segundo ranking do Instituto Trata Brasil.

Atualmente, a Embasa continua trabalhando para garantir o acesso à coleta e tratamento de esgoto para mais 8 mil moradores dos bairros Conquista e Santa Cruz III. o investimento é de R$ 7,3 milhões, dos quais uma parte será destinada a melhorias operacionais no sistema, como a construção de tanques de emergência (tanque pulmão) para conter extravasamentos em duas estações de bombeamento de esgoto, em caso de paradas para manutenção emergencial ou programada.

O  gerente regional da Embasa, Lucas Araújo, reforça o compromisso da empresa em levar saneamento e qualidade de vida para a população. “Atualmente, a Embasa beneficia cerca de 53 mil pessoas, em Luís Eduardo Magalhães, com coleta, tratamento e destinação adequada de efluentes. A infraestrutura instalada recebe uma média de 181.434 milhões de litros de esgoto mensais, que são transformados em efluente tratado, com destinação final segura sem degradar o meio ambiente”, afirma. Nos últimos seis anos, a Embasa investiu R$ 33,6 milhões na ampliação e melhoria da prestação dos serviços de água e esgoto em Luís Eduardo Magalhães.