Até chegar aos imóveis, a água passa por um longo processo de transformação. E o trabalho da Embasa começa nos mananciais, onde a água bruta é captada. Rios, barragens e poços são monitorados, quanto à qualidade de suas águas e aos impactos gerados pela ação humana, para que tenham condições de fornecer água limpa e em quantidade suficiente para abastecer a população.

Uma ação importante que a Embasa vem promovendo é a recuperação das matas ciliares de mananciais com avançado estado de degradação e diminuição de disponibilidade hídrica (Acesse aqui e saiba mais sobre o Projeto Matas Ciliares).

Com a certificação de que a água é própria para o consumo humano, é realizada a captação no manancial. Em estado bruto, a água segue por adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por várias etapas de remoção de impurezas, até se transformar em água potável.

Processo do tratamento de água

Na estação, a água bruta recebe uma substância coagulante (sulfato de alumínio ou férrico), e um alcalinizante (cal virgem ou hidratada) para modificar o seu pH e favorecer as reações químicas das etapas seguintes do tratamento. Desta forma, é possível transformar as impurezas em suspensão fina.

Em seguida, a água é agitada em câmaras chamadas flocuradores, que reúnem as partículas suspensas em flocos, para que possam ser removidas nos decantadores e nos filtros. Nos flocos estão as algas, bactérias, vírus e microorganismos da água bruta. Por isso a água, mesmo já filtrada, precisa receber uma dosagem de cloro para se tornar potável, sem o risco de transmitir doenças.

A desinfecção com cloro e seus compostos é muito utilizada no tratamento de água para eliminar as bactérias que são invisíveis a olho nu. O cloro deve estar presente em toda a rede de abastecimento para que a água chegue com qualidade até o consumidor.

Por fim, a água recebe uma pequena dose de flúor para proteger a dentição, e de cal, para equilibrar o seu ph e, assim, proteger as tubulações da rede distribuidora contra a corrosão.

Quando captada em mananciais subterrâneos, por meio de poços, a água necessita apenas da etapa de desinfecção antes de ser distribuída.


ATENDIMENTO 0800 0555 195
Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações


EMBASA NAS REDES
Acesse os canais da Embasa nas redes sociais 

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdos e serviços. Ao continuar navegando você concorda com nosso Aviso de Privacidade.