EMBASA

Apresentação

 

Em 2002, a Embasa construiu um sistema para gerir  os melhores ativos da organização: a memória, o conhecimento e a inteligência do seu capital humano. Nascia a Universidade Corporativa da Embasa (UCE), num feliz encontro de necessidades, valores, interesses, princípios e crenças ... Um importante sistema com captação, tratamento, reservação e distribuição  de boas intenções, ideias, competências e aprendizagens para atender com qualidade à sede  da população atual e futura da Bahia.

A UCE, diferentemente de concepções mais antigas, não é apenas um centro de treinamento. Ela atua em duas grandes instâncias, uma de Gestão do Conhecimento e outra da Educação Corporativa.

Como gestora do Conhecimento da organização (GC), se apoia e se integra com os sistemas de informação e processos de Educação Corporativa, para produzir as inteligências de que a organização necessita para agregar valor aos processos, em atendimento a seus objetivos e diretrizes estratégicas. As inteligências de mercado, organizacional, estratégica, comportamental/emocional, de negócios, são alguns dos instrumentos da gestão do conhecimento e encontram nessa disciplina os fundamentos para sua aplicação na prática das organizações.

Dentre os instrumentos da GC, o AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem auxilia na formação de grupos de estudo e pesquisas onde são organizadas comunidades de boas práticas com o objetivo de aprendizagem organizacional, mudanças de cultura, solução de problemas, tomada de decisão, solução de conflitos, negociações, análises de riscos, em um processo de inteligência coletiva onde os stakeholders (interessados) e especialistas de domínio conseguem espaço virtual para participar efetivamente de todas as etapas dos processos e verificar os resultados de forma ágil e colaborativa.

É papel da GC identificar os conhecimentos críticos categorizando-os em competências críticas (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) para compor um efetivo programa de capacitação que produza os resultados estratégicos necessários e desejados pela organização. É ainda nessa área onde ocorre a integração de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias através da organização e do incentivo à criatividade com capacitação para a mudança. Nesse espaço ocorre ainda a gestão de talentos e especialistas de domínio organizados em grupos de trabalho e integrados em redes onde se busca potencializar o poder da inteligência coletiva aplicada à sustentabilidade da organização.

A competência cognitiva crítica e estruturante que concentra todas as demais é a Tomada de Decisão. A ela estão associadas as competências estruturantes complementares de Negociação, Solução de Problemas, Análise de Riscos e Resolução de Conflitos. Dentre as habilidades críticas que apoiam a viabilização dessas competências destacam-se o Trabalho em Equipe, o Trabalho em Rede, O pensamento Crítico e Autocrítico, e o Pensamento Criativo. Essa compreensão orienta a organização integrada das trilhas de carreira, de capacitação e de qualificação dentro da organização.

Nesse enfoque, a Educação Formal tem o papel de credenciar o profissional no desempenho da profissão. A educação Corporativa tem o papel de capacitar o profissional na melhoria contínua do desempenho das suas funções nas especificidades requeridas pela organização.

Portanto, uma Trilha de Carreira orienta o profissional para sua evolução no plano de cargos e salário e carreira. A trilha de capacitação o orienta para atender às necessidades de competências para e melhoria contínua no pleno desempenho das suas funções em uma organização específica. A trilha de Credenciamento orienta o profissional em sua qualificação no ensino formal para o desenvolvimento da sua carreira profissional (pós-graduação latu e strictu sensu reconhecidas pelo Ministério da Educação).

Dentre os instrumentos de gestão da cultura e da capacitação profissional, a Gestão do Conhecimento trabalha com diversas atividades tais como seminários, palestras, congressos, simpósios, visitas, encontros e fóruns.

Na Educação Corporativa, dispomos de um modelo de educação continuada que contribui para o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos empregados, utilizando modernas tecnologias de ensino, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento organizacional e da sociedade. Para isso, viabiliza-se a realização de cursos, treinamentos, workshops e demais atividades necessárias à implementação dos programas de capacitação da Embasa.

Comprometida com os objetivos e diretrizes estratégicas da Embasa para  a melhoria da qualidade de seus serviços, a UCE transformou sua área de Recursos Humanos numa estrutura de educação, aprendizagem e desenvolvimento contínuos.

Ética, comprometimento, colaboração participativa e proativa, excelência e responsabilidade socioambiental são, portanto, valores que guiam permanentemente a UCE. Sua proposta político-pedagógica utiliza três vertentes de atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão. A linha de Ensino é composta por programas de educação corporativa e desenvolve competências críticas ao sucesso da organização tais como: cognitivas, comportamentais, técnicas e organizacionais. A linha de pesquisa agrupa os processos de Aprendizagem Organizacional e promove o fortalecimento da cultura institucional através da gestão do conhecimento. A linha de Extensão reúne projetos de Qualificação Social e permite a inserção e a atuação cidadã no ambiente de trabalho.

Definições Estratégicas

Missão

Proceder, enquanto núcleo de inteligência da Educação Corporativa e da Gestão do Conhecimento, um alinhamento articulado dos recursos cognitivos críticos necessários ao alcance das metas estratégicas da Embasa, para a excelência na prestação de serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nos âmbitos da Educação Corporativa, Pesquisa e Desenvolvimento, Extensão e Gestão do Conhecimento.

Visão

2019: Ser reconhecida como parceira estratégica da empresa, no desenvolvimento profissional, institucional e social se tornando referência como Universidade Corporativa no Setor Saneamento.

Objetivos

Superior: Contribuir para o sucesso da missão, visão e perspectivas estratégicas da Embasa.

Geral:

Oferecer aos empregados e líderes da Embasa um conjunto de recursos cognitivos críticos que atenda às necessidades estratégicas da organização de Excelência na Gestão dos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

Em curto prazo, as iniciativas da UCE 2016-2019 pretendem intensificar ações de Gestão do Conhecimento e uso de recursos instrucionais e dispositivos da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) na gestão do talento, da memória, do conhecimento e das diversas formas de inteligência da organização, para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.

Específico:

Mapear os conhecimentos críticos, devidamente orientados por necessidades estratégicas da organização em sua cadeia de valor e convalidados por princípios verdadeiramente justificadas em um modelo de cultura ideal para a composição das competências críticas;

Mapear selecionar e implantar infraestrutura de Tecnologia da Informação, designes cognitivos e recursos de Gestão do Conhecimento adequadas às demandas estratégicas dos programas de Estruturação e Gestão em andamento na Embasa;

Com base nesse diagnostico, desenhar e implantar programas de desenvolvimento de competências para o atendimento às necessidades estratégicas da organização;

Implantar modelo de integração de trabalhos em grupo e em redes de comunidades de boas práticas, através de núcleos de inteligência para apoio a Tomada de Decisão, Solução de Problemas, Análise de Riscos, Negociação e Gestão de Conflitos;

Foco do Aprendizado

- Aprender a Estudar e a aprender para o saber pensar com autonomia crítica e autocrítica;

- Conhecimento do negócio (estratégico, tático e operacional);

- Profissionalização da gestão e dos serviços

- Promoção de condições para gerar sinergias/ambiente de aprendizagem (territórios emergentes de mudanças/lideranças e equipes sinérgicas);

Foco da gestão do Conhecimento 

- Gestão do Conhecimento Crítico

- Gestão da Inteligência Coletiva: Talentos e Especialistas de Domínio (Conhecimentos, Competências, Desempenho);

- Gestão da Mudanças e do Ambiente Organizacional (Clima/Comunicação, Comportamento, Cultura);

- Desenvolvimento de competências críticas organizacionais, profissionais, sociais e humanas;

- Transversalização da Responsabilidade Socioambiental.

 

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - Embasa

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

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