Visite o Museu

O Museu Arqueológico da Embasa (MAE) está aberto a visitação do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Saldanha Marinho, s/n, Caixa D`Água (em frente ao Hospital Ana Néri).

Contatos

Tel: (71) 3241-8135.  

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Onde funciona

O museu está instalado no antigo reservatório Cruz do Cosme, situado no Parque R3, bairro da Caixa, na Rua Saldanha Marinho, s/n, Salvador.

O Reservatório Cruz do Cosme funcionou, no prédio, até 1930, sendo primeiro reservatório do País construído em alvenaria, na segunda metade do século XIX, pela Companhia do Queimado, primeira distribuidora de água canalizada do Brasil. O Cruz do Cosme era um conjunto de três reservatórios, um apoiado com 1000 metros cúbicos (m³) e dois elevados (caixas metálicas) com 100 m³ cada, para armazenar a água que vinha das estações de bomba do Retiro e Queimado. Os reservatórios elevados forneciam carga para abastecer as zonas mais altas da cidade que, com o crescimento populacional, começavam a ser ocupados. Em atividade, o conjunto tinha um sistema de bombeamento movido a vapor, pois não existia fornecimento de energia elétrica para a região do Queimado naquela época.

 

voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195
Visite-nos