ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa trabalha na manutenção do sistema de esgotamento de Jacaraci, após as últimas chuvas

Com as chuvas registradas nos últimos dias na cidade de Jacaraci, a Embasa registrou um aumento no número de solicitações de serviços para manutenção na rede coletora de esgotos local. Em períodos chuvosos, os extravasamentos de esgoto aumentam consideravelmente devido, principalmente, ao lançamento irregular de águas pluviais nas redes coletoras por parte de alguns usuários do sistema de esgotamento. Com esta ação indevida, as tubulações, que são projetadas para suportar apenas os esgotos domésticos, passam a receber um grande volume de água proveniente das enxurradas e das calhas dos telhados de imóveis. Além disso, a água da chuva carrega para dentro da tubulação da rede coletora resíduos sólidos e areia, obstruindo a passagem do esgoto.

O bom funcionamento do sistema coletor de esgoto depende de sua correta utilização pelos usuários. A água da chuva não deve ser conectada à tubulação de esgoto; itens como restos de alimento, óleos, borra de café, não devem ser descartados nas pias; resíduos sólidos como folhas de árvores, plásticos, buchas, tecidos e papel devem ser retirados dos ralos; absorventes, preservativos, papel higiênico e bituca de cigarro não devem ser jogados no vaso sanitário.

O sistema de esgotamento sanitário de Jacaraci é constituído por aproximadamente 20 quilômetros de rede coletora e uma estação de bombeamento. “É importante ressaltar que a população deve utilizar o sistema de esgotamento de forma correta, bem como acionar a Embasa quando identificar problemas em seu funcionamento. Lugar de lixo é no lixo e, quanto às águas de chuva, devem ser direcionadas ao canal de drenagem nas ruas, as chamadas bocas de lobo”, enfatiza o gerente regional da Embasa, Manuel Mateus.

voltar
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195