ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa coleta mais amostras de água em localidades rurais de Araci

Desde que a suspeita de que a água distribuída na comunidade de Lagoa do Boi, no município de Araci, foi levantada pela Vigilância Sanitária, devido a episódios de mal-estar na população local seguidos de hospitalização e um óbito, a Embasa iniciou uma série de medidas visando a segurança da saúde da população local. No dia 11/09, a empresa interrompeu o abastecimento nas localidades rurais de Lagoa do Boi, Lagoa dos Cavalos e Jurema e iniciou uma investigação por meio da coleta de amostras no reservatório e na rede distribuidora local e de análise em laboratório para verificar se a água está dentro dos padrões de potabilidade determinados pelo Ministério da Saúde e se existem indícios de substâncias contaminantes na água.
 
Os resultados obtidos até agora indicam que a água distribuída na localidade tem cloro residual dentro de padrão recomendado pelo Ministério da Saúde e não tem presença de microrganismos nocivos à saúde ou que coloquem em risco a saúde da população. Hoje (16), pela manhã, técnicos da empresa coletaram amostras no reservatório do sistema de abastecimento para analisar mais parâmetros de potabilidade e chegar a evidências conclusivas sobre a qualidade da água distribuída nessas localidades.
 
O trabalho de investigação realizado pela Embasa também inclui a coleta de amostras nos açudes que existem nas três localidades e que são utilizados como fontes alternativas de abastecimento pela população, pois carros pipas captam água neles e alguns moradores também enchem vasilhas.
 
De acordo com o superintendente de Operação da Região Norte da Embasa, Raimundo Neto, o abastecimento vai continuar interrompido nas três localidades até que todas as evidências quanto à qualidade da água distribuída nessas localidades sejam apresentadas à Vigilância Sanitária.  
 
Aquífero Tucano
 
O manancial que abastece as localidades rurais de Lagoa do Boi, Lagoa dos Cavalos e Jurema é o aquífero Tucano cuja água subterrânea é de excelente qualidade, necessitando somente de desinfecção para ser distribuída. Esse manancial abastece, além dessas três localidades, aproximadamente mais 50 localidades nos municípios de Araci, Tucano e Santa Luz, sendo que nelas não foram registrados casos de mal-estar na população.
voltar
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195