ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa participa do 63º Congresso Internacional de Engenharia Sanitária da Colômbia

A convite do Banco Mundial (BIRD), a Embasa participou de um dos painéis do 63º Congresso Internacional Virtual da Asociación Colombiana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (ACODAL), realizado no dia 03 de setembro. O painel tratou de saneamento inclusivo, com destaque para as experiências de empresas de saneamento em sistemas condominiais de esgotos. Foram relatadas experiências do Peru, da Colômbia e do Brasil, com a descrição da evolução da cobertura de esgotamento em Salvador.

A Embasa foi representada pelo engenheiro Júlio Mota, gerente de Tecnologia Operacional, que discorreu sobre a atuação da empresa em assentamentos informais, informando o aumento da cobertura por domicílios utilizando a técnica condominial, saindo de 23% para os atuais 84% do total de habitantes da cidade, de 1995 até hoje. Em termos de ligações, houve um salto de 241.800 para as atuais 930.000 ligações de esgoto num intervalo de 25 anos, exemplo sem igual no Mundo. Foram ressaltadas ainda a forte participação do trabalho social, fundamental para o êxito do adensamento, as técnicas de projeto, construção, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário de Salvador e também foram respondidos questionamento acerca de custos, economia de recursos e tempo na execução de sistemas condominiais. Foi também desmistificada a visão de que o sistema condominial só se aplica em áreas de assentamentos informais. Na recuperação recente da Avenida Sete de Setembro, foi utilizada a técnica condominial para a execução das novas redes de esgoto.

“Com a necessidade de cumprimento dos Objetivos do Milênio eleitos pela ONU, organismos de cooperação internacional, a exemplo do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e outros, têm se voltado cada vez mais à implantação de sistemas de esgotamento sanitário em assentamentos informais na América Latina, África e Ásia, sendo o sistema condominial a técnica ideal para esta situação. A experiência da Embasa tem sido cada vez mais valorizada e somos benchmarking para estas organizações, que já nos procuram para estabelecer programas de treinamento para técnicos de outros países”, explica Júlio Mota.

Em outubro do ano passado, a Embasa compartilhou sua experiência em sistemas condominiais em um Congresso na Carolina do Norte, Estados Unidos, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abrindo oportunidades de desenvolvimento de parcerias e financiamentos para os programas de adensamento da empresa e a melhoria de sistemas de esgotamento.

“Ficou claro para todos que o sistema de esgotamento condominial não existe sem uma adequada gestão, um forte trabalho social e participação da comunidade. Também ficou claro que são importantes políticas econômicas, de saneamento, de saúde, educação, meio ambiente, esportes, lazer, dentre outras, para que se tenha redução de desigualdades e por consequência, uma realidade melhor no futuro”, avalia Júlio.

voltar
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195