ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa intensifica ações para manutenção preventiva do sistema de esgotamento de Salvador

Como parte do esforço para manutenção de boas condições operacionais em seus sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a Embasa vem desenvolvendo um conjunto de serviços de manutenção preventiva em equipamentos do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Salvador. Uma dessas ações foi a recuperação de um trecho de 353 metros de tubulação de esgoto de grande porte, situado na rua Territorio do Guaporé, no bairro da Pituba, em Salvador, beneficiando uma população aproximada de 118 mil habitantes.
 
A intervenção, concluída no início do mês, garantiu a recuperação da tubulação por meio de um método não destrutivo de tecnologia alemã, que consiste na introdução de uma manta flexível reforçada com fibra de vidro, que depois é inflada e solidificada, aderindo à parede da antiga tubulação para criar uma estrutura nova, garantindo mais cinquenta anos de vida útil para o equipamento. Durante o serviço, o sistema de esgotamento permanece operando normalmente, pois todo o fluxo de efluentes é desviado através de  tubulações provisórias e bombas de by-pass, método desenvolvido na própria Embasa. Uma intervenção nos mesmos moldes havia sido realizada, no ano passado, em uma tubulação situada no bairro da Calçada. Outras estão previstas para trechos do sistema de esgotamento situados na rua Gervásio Cerqueira, em Itacaranha, e na avenida Otávio Mangabeira. Ao todo, os serviços devem recuperar cerca de 1,2 quilômetro de tubulações de grande porte, com investimento na ordem de R$11,4 milhões.
 
"São obras estruturantes de caráter preventivo, pois a intervenção consiste em reabilitar trechos das tubulações dos interceptores (tubulações de esgoto de grande porte), garantindo maior confiabilidade operacional ao sistema" destaca Flávio Lordello, superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário na Região Metropolitana de Salvador.
 
Manutenção preventiva de elevatórias
 
Na última quarta-feira (15), a Embasa concluiu um serviço de manutenção preventiva na estação elevatória de esgoto localizada na praia de Itapuã, em Salvador. O serviço, que visa garantir maior confiabilidade ao equipamento, responsável por bombear efluentes sanitários de uma área que conta com cerca de oito mil habitantes, se insere entre as ações que vêm sendo realizadas pela Embasa para reforçar suas atividades operacionais durante o período de mobilização para enfrentamento da pandemia do novo coronavirus.
 
"A ação faz parte das melhorias planejadas pela Embasa para renovação dos equipamentos do Sistema de Esgotamento de Salvador. A atividade realizada possibilitará maior confiabilidade operacional da unidade.", destaca Sandra Ideião, gerente da Unidade de Esgotamento da empresa. Ações semelhantes estão previstas para estações elevatórias situadas em outros bairros de Salvador, como as estações Alto Pituaçu e Mangabeira. 
voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195