Qualidade da água é tema de encontro em Cristópolis, no Oeste da Bahia

Na última quarta-feira (2), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu um encontro com os profissionais das áreas de saúde e assistência social do município de Cristópolis, no Oeste da Bahia. Durante o encontro, foram demonstrados o funcionamento do sistema de abastecimento de água e monitoramento da qualidade da água que abastece a população.

A Embasa atende os parâmetros exigidos pela portaria de Consolidação Nº 5/2016, Anexo XX, do Ministério da Saúde, que determina coletas e análises diárias de amostras na saída da estação de tratamento de água e na rede distribuidora que avaliam aspectos ligados ao tratamento físico como cor, turbidez, PH e químico como coliformes totais e bactérias.

Ainda em Cristópolis, o núcleo socioambiental da empresa promoveu uma palestra educativa para 110 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eliezer José Gonçalves. Para eles, houve um reforço de dicas de consumo racional de água e de identificação de vazamentos internos nos imóveis. Responsável pela apresentação, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, explicou sobre a obrigatoriedade do uso do reservatório nos imóveis para garantir a reserva em casos de falta de energia, panes em equipamentos e rompimentos da rede distribuidora.

A Embasa passou a operar em Cristópolis um novo sistema de abastecimento, inaugurada em 2017, que capta água do Rio Grande e leva para tratamento em uma estação localizada no distrito de Jupaguá, em Cotegipe. O sistema integrado abrange seis estações de bombeamento, sete reservatórios e 162 quilômetros de rede para levar água tratada e de qualidade para 1539 famílias na sede de Cristópolis e mais recentemente para as localidades de Cantinho e Santa Rosa.