Embasa celebra contratos de programa com 12 municípios da região sisaleira e bacia do Jacuípe

Solenidade de assinatura ocorreu hoje (2) no município de Serrinha

Prefeitos de 12 municípios da região sisaleira e do território da Bacia do Jacuípe assinaram, em solenidade realizada na manhã de hoje (2), em Serrinha, contratos de programa renovando a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios. Os contratos preveem, ainda, a expansão da cobertura dos serviços prestados pela Embasa, de acordo com os termos dos planos municipais de saneamento básico, com previsão de investimentos de cerca de R$370 milhões no horizonte contratual.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, do presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), Walter de Oliveira, e do presidente da Embasa, Rogério Cedraz. De acordo com o presidente da Embasa, os contratos são os mecanismos mais importantes da gestão do saneamento, já que viabilizam os investimentos. “No contrato, estão previstos os investimentos e como eles vão acontecer. Com ele, o município tem em mãos um instrumento para estreitar sua relação com a Embasa, com segurança jurídica para a prestadora e para o município”, declarou.

Para o secretário da SIHS, Leonardo Góes, é uma decisão acertada dos municípios firmar o contrato com a Embasa. “É uma empresa com qualificação técnica e papel social e que dá conta de uma atividade complexa como o saneamento. A empresa iniciou 2019 com oito contratos e hoje chegamos a 110”, elogiou.

Municípios - Barrocas, Gavião, Lamarão, Nova Fátima, Pé de Serra, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, Serra Preta, Serrinha, Teofilândia, Valente.