ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Moradores de Sussuarana falam sobre condições de abastecimento após melhoria na rede distribuidora

Em maio deste ano, a Embasa concluiu a implantação de um novo trecho de rede distribuidora para reforçar o abastecimento de água nos bairros de Sussuarana Velha, Sussuarana Nova e Novo Horizonte. Desde então, a empresa vem constatando uma melhora significativa na pressão da água na rede de abastecimento desses três bairros. Para conversar com os moradores sobre essas melhorias, representantes da Embasa participaram de uma reunião, no dia 25 de julho, no Centro Pastoral Afro Pe. Heitor, em Novo Horizonte.

Antes da realização da obra, o fornecimento de água em Sussuarana era realizado a partir de uma linha distribuidora de água que passa pela avenida Ulisses Guimarães. Com o rápido crescimento de ocupação do solo na região, a demanda por água cresceu e as dimensões da rede continuaram as mesmas, afetando o abastecimento dos pontos mais altos.  Por isso, a Embasa implantou uma nova linha distribuidora de água tratada, com 1,3 quilômetros de extensão, que leva água diretamente do reservatório do Cabula para Sussuarana Velha, Sussuarana Nova e Novo Horizonte , reforçando a oferta de água na área.

“Após a conclusão da obra, foi imediato o reflexo positivo na Sussuarana Velha”, relatou o líder comunitário Alex Kinho. Nos outros dois bairros, embora o monitoramento da Embasa mostre que a pressão da água na rede distribuidora se elevou, os moradores apontaram imóveis que ainda estão com dificuldade em receber água. “Isso era esperado, pois a obra resolveu o problema da linha principal de transporte da água, a linha-tronco. Agora, precisamos mapear possíveis problemas pontuais nas linhas menores de distribuição, os ramais, para garantir que o abastecimento ocorra bem em toda a área. É um trabalho minucioso e, por isso, é importante ouvir a população para saber onde os problemas ainda ocorrem”, explicou Júlio Gouveia, gerente operacional da unidade regional da Embasa do Cabula, responsável pelo abastecimento de Sussuarana.

Em Sussuarana, como em outras regiões de Salvador, a Embasa mantém contato constante com as principais lideranças comunitárias, por meio do trabalho de sua equipe social. Na região de Sussuarana, a assistente social Daniele Lago dialoga constantemente com os representantes da comunidade, buscando soluções para os problemas e explicando como funcionam os serviços prestados pela Embasa. “Eles são grandes parceiros nossos, pois são conhecidos e respeitados em suas comunidades. Além de nos procurar quando há algum problema, eles levam para a população as informações sobre nossos serviços. Para a Embasa, isso é muito importante”, comenta Daniele.

voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195