Embasa recebe Plano Regionalizado de Saneamento do Consórcio Portal do Sertão

Na manhã dessa quarta (10), ocorreu a entrega do Plano Regionalizado de Saneamento Básico do Consórcio Portal do Sertão, que abrange 16 municípios. O Plano é fruto do convênio de cooperação técnica entre o Consórcio e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com apoio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Agência Reguladora de Saneamento da Bahia (Agersa). Elaborado ao longo de quatro meses, o Plano Regionalizado consolida os planos municipais já elaborados e facilita a captação de recursos para obras de infraestrutura em saneamento, melhora a capacidade de gestão, qualifica a prestação dos serviços e estimula a implantação da gestão compartilhada.

A entrega do Plano ocorreu na unidade regional da Embasa em Feira de Santana e contou com a presença do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, o secretário da SIHS, Leonardo Góes e o presidente da Agersa, Walter Oliveira. De acordo com o presidente da Embasa, o Plano é o grande balizador de todas as ações da Embasa, do Estado e dos municípios para todas as ações de saneamento. “É um importante instrumento que vai fazer com que os investimentos sejam feitos de forma eficiente, que tragam mais resultados. Já são 12 municípios do Portal do Sertão com contratos assinados com a Embasa e outros estão em processo de contratualização, num processo positivo para o consórcio e para a Embasa”, declarou.

O Consórcio Portal do Sertão abrange os municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.