ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Embasa investe R$ 4 milhões em ampliação e melhorias em estação de tratamento de água do Pontal

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Pontal recebeu R$4 milhões em investimentos, que já estão melhorando sua eficiência operacional e beneficiando mais de 50 mil moradores de bairros e localidades da zona sul de Ilhéus atendidos pelo equipamento. As intervenções foram responsáveis por aumentar a capacidade operacional da ETA de 200 para 300 litros por segundo, por meio da reforma dos filtros e da construção de novos floculadores e decantadores, que agrupam e removem da água partículas sólidas e impurezas. “Na prática, alterações de cor e turbidez da água captada no Rio Santana, especialmente em períodos chuvosos, não vão mais produzir impacto na oferta de água tratada à população”, enfatizou o gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus, José Lavigne.

Outro benefício trazido pelas obras é a redução do impacto ambiental das operações, já que foram feitas reformas nos tanques de reaproveitamento. A água utilizada na limpeza periódica dos equipamentos usados no tratamento é direcionada a este tanque, sendo 100% reaproveitada, e volta à etapa inicial do tratamento. Com isso, menos água bruta é retirada da natureza, o que aumenta a disponibilidade hídrica do Rio Santana.

Os recursos empregados na obra foram obtidos por meio de concorrência pública junto a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além de 27 localidades da zona sul, a ETA reformada também auxilia no fornecimento de água tratada para o eixo central da cidade: parte da Avenida Princesa Isabel, Centro e Cidade Nova.

voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195