Embasa divulga importância do esgotamento sanitário na Semana do Meio Ambiente em Luís Eduardo Magalhães

Com o tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, nesta terça-feira (4), uma blitz educativa em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, em alusão à Semana do Meio Ambiente. Foram entregues materiais educativos sobre os benefícios do serviço de esgotamento sanitário, destacando que é do responsável pelo imóvel a obrigação de ligar o esgoto na rede pública coletora, para que os esgotos domésticos passem por tratamento e destinação segura, sem riscos de contaminação dos recursos hídricos e do ambiente urbano.

“O sistema de esgotamento sanitário do município atende 40% dos imóveis na sede municipal, no entanto ainda existem muitos imóveis que, mesmo com a rede coletora disponível, não foram ligados por seus proprietários. Quando se trata de meio ambiente, é preciso que todos façam a sua parte, inclusive usando corretamente as redes do sistema de esgotamento sanitário, pois não foram projetadas para receber água de chuva ou lixo e, frequentemente, ficam obstruídas, porque alguém abriu seus poços de visita para escoar alagamentos durante o período chuvoso”, afirmou a assistente social, Geisa Mendes, durante a mobilização nos semáforos do Centro de Luís Eduardo Magalhães.

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (3), a área social da Embasa promoveu palestras educativas para 170 estudantes da Escola Municipal Mozart Feliciano, no Centro de Luís Eduardo Magalhães. Eles puderam aprender mais sobre a operação, benefícios e uso correto do sistema de esgotamento sanitário. “Durante as ações, focamos na importância da coleta e tratamento de esgotos domésticos porque, além de trazer benefício imediato ao meio ambiente, muitas pessoas ainda não percebem o serviço como uma solução ambiental coletiva e barata, em comparação com as soluções individuais, e que tem um custo de operação que precisa ser remunerado por quem a utiliza”, reforçou Geisa Mendes.

Expansão – Para expandir o acesso à coleta e tratamento de esgoto, a Embasa está começando, nesta semana, as intervenções no Centro de Luís Eduardo Magalhães. Nos locais de maior aglomeração do comércio local, a obra será executada nos finais de semana para reduzir os transtornos com a interrupção do tráfego no local. O trabalho sempre será iniciado e concluído no mesmo dia. De segunda a sexta, acontecerá entre 8h e 18h, aos sábados, das 13h às 18h, e aos domingos das 8h às 18h. Confira o cronograma abaixo:

Cronograma da obra de esgotamento sanitário no Centro de LEM

Período da execução: De 5 a 9 de junho

Execução da obra

Rua

Quadras

Recomposição

05/06 (Quarta-feira)

Castro Alves

Rui Barbosa

77, 79, 61, 63 (Próximo ao Mundo Escrita)

77, 79, 61, 63 (Próximo ao Du Pará Açaí)