ATENDIMENTO 0800 0555 195 Serviços, Sugestões, Denúncias ou Informações Ligar Fechar

Assinado contrato para obras da Barragem de Catolé

O contrato que prevê o início da construção da Barragem de Catolé, no município de Barra do Choça (a 31 quilômetros de Vitória da Conquista), foi assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs). A obra, que será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Sihs, vai beneficiar mais de 350 mil habitantes de Vitória da Conquista e região, com o investimento no valor de R$ 130,8 milhões. O recurso é proveniente do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo.

A previsão de conclusão da obra é de 33 meses. A Barragem ficará a jusante da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria formando o Rio Catolé Grande. "Esta obra de extrema importância, em breve se tornará realidade. Com ela a segurança hídrica de Vitória da Conquista e região estará garantida”, destacou o titular da Sihs, Leonardo Góes.

Entre os municípios e localidades beneficiados estão ainda Campinhos; Pé de Serra; Bate Pé; Iguá; Pradoso; Pé de Galinha; Cercadinho; São João da Vitória; Dantilândia; Tabatinga I e II; Choça; Veredinha; Inhobim; Cabeceira da Jibóia; Farinha Molhada I e II; Assentamento Casulo; Quatis do Fumaça; Batuquinho; Chácaras Guarany; Lagoa de Zé Luis; Lagoa do Torquato; Vereda; Tabuleiro da Baiana; Cabaceira; Vereda Grande; Lagoa do Boi; Corta-Lote; Distrito de Campo Formoso; Poço Verde; Vila Verde; Pau Ferro II; Barrocas; Assentamento Santa Marta; Cachoeira das Araras; São Joaquim II; Estiva; Laranjeiras; São Domingos; Pedra Branca; Tapirema; Formosa; Cafezal; Posto Fiscal; povoados de Tigre e Caiçara. Tremedal (sede); Grama; Tamanduá; Povoado do Capim e Carlos Muller, assim como Belo Campo (sede); Ouriçanga; Mandacaru; Pau de Espinho e Lagoa Suja também compõem a lista de cidades beneficiadas com a Barragem de Catolé.

A Bacia Hidrográfica vai ocupar uma área de 761,20 quilômetros quadrados, com altura de 53 metros. A Barragem terá extensão de 347 metros com largura do vertedouro de 55 metros, volume máximo normal de 23,73 hm3 e vazão regularizada (100% garantida) de 670 litros por segundo.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs)

voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195