Iniciada obra de ampliação do esgotamento em Ibotirama, no oeste da Bahia

A Embasa iniciou, no final de abril, uma obra de extensão de rede de esgotamento sanitário em Ibotirama, no oeste da Bahia. Em parceria com a prefeitura de Ibotirama, a previsão é beneficiar novos 40 imóveis do bairro São Francisco com a coleta, tratamento e disposição adequada dos esgotos domésticos, visando à melhoria da qualidade de vida da população. O sistema de esgotamento sanitário garante uma cobertura de 71% e atende cerca de 6,5 mil domicílios de Ibotirama. “Antes, o esgoto se dirigia, por meio da rede de água de chuva até o rio São Francisco, ou para as fossas construídas dentro dos imóveis, que poderiam contaminar o lençol freático da região. Com o sistema, o esgoto é devidamente tratado e coletado retornando para o ambiente sem riscos de contaminação”, explica o gerente operacional de esgotamento sanitário da Embasa, Edvaldo Joaquim Pereira.

DESOBSTRUÇÃO | Para garantir o bom funcionamento do sistema, a equipe da Embasa trabalha na inspeção e limpeza do sistema de esgotamento sanitário de Ibotirama (foto). Em um dos serviços, realizados em meados de abril, ao inspecionar um dos poços de visita, foram encontrados rede e panos que impediam a passagem do esgoto para ser levado para a estação de tratamento. “A população deve direcionar para a rede de esgoto somente água servida de banheiro, cozinha e lavanderia”, reforça o gerente da Embasa. Para solicitar serviço de desobstrução da rede de esgoto, a população deve informar a Embasa pelo teleatendimento 0800 0555 195.