Embasa certifica 124 aprendizes do Programa Primeiro Emprego

Durante solenidade no auditório do SENAI CIMATEC, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador, a Embasa certificou, no dia 28, 124 aprendizes do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, do biênio 2017-2019. Selecionados com base em seu desempenho escolar pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e convocados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os jovens, de 17 a 22 anos, concluíram o contrato de aprendizagem, que incluiu seis meses de capacitação teórica no Senai e um ano e meio de prática administrativa supervisionada em unidades da Embasa de Salvador e Região Metropolitana.

Orador da turma, Luciano de Lima Filho agradeceu pela oportunidade de participação no programa. “Trazemos conosco nossas experiências, aprendizado e tudo que esta grande empresa pôde nos proporcionar durante essa jornada árdua. Levamos na bagagem sabedoria, conhecimento e maturidade”. Eles vibraram quando o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandre Reis, anunciou uma oportunidade inédita: todos os aprendizes formados terão agora um emprego com carga horária e salário integrais. “O Programa Primeiro Emprego é dividido em duas frentes, a aprendizagem e o emprego formal. As oportunidades são criadas na própria estrutura governamental e por meio de parcerias com empresas. Esta tem sido uma prioridade do Governo do Estado”, explicou.

Presente na mesa de abertura do evento, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, agradeceu a contribuição dos jovens à empresa. “Aproveitem ao máximo todas as oportunidades. Quem sabe um dia vocês possam sentar numa mesa como essa”, incentivou. Já o diretor de Gestão Corporativa da Embasa, Gervásio Prazeres, parabenizou as equipes da Unidade de Gestão de Pessoas (GPE) que coordenam o programa na empresa e aconselhou os jovens. “Estudem muito, se formem e se incomodem, pois aqueles que se acomodam já vão ficando para trás”.

“Em parceria com a Embasa, o Senai buscou transformar a vida desses jovens por meio da educação”, completou o gerente da Escola Técnica do Senai, Sérgio Martins. No Senai, os estudantes cursaram disciplinas sobre relações socioprofissionais, cidadania e ética, leitura e comunicação, raciocínio lógico, análise de dados, planejamento e organização do trabalho, princípios de administração, ferramentas da qualidade, dentre outras.

Homenagens

Os aprendizes Taíze Brito e Matheus Freitas atuaram como mestres de cerimônia da solenidade e coordenaram a prestação de homenagens a empregados da Embasa que atuaram como orientadores e às assistentes sociais responsáveis pelo acompanhamento do Programa Primeiro Emprego na empresa. Já o jovem Matheus Teles homenageou professores do Senai. Confira a relação dos homenageados:

Orientadoras: Ana Claudia Oliveira (DF) e Josélia de Jesus (UML)

Professores: Eduardo Mangabeira e Mayana Mustava

Assistentes Sociais: Luciana Leal e Vanessa Lago.