Estudantes do Bairro da Paz visitam Museu da Embasa

Alunos da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz visitaram, na última sexta-feira (23), o Museu Arqueológico da Embasa (MAE), na Caixa D’Água. A atividade integra as ações do projeto Embasa na Escola, que desenvolve ações socioambientais junto a estudantes da rede pública de ensino na capital e interior do estado. “Após trabalhar os estudos teóricos em sala de aula, propomos aos estudantes vivências práticas externas, sempre aproveitando para focar na preservação dos recursos hídricos”, aponta a assistente social da Embasa, Gicelma Rodrigues. O acervo do MAE destaca peças como pedras pré-históricas de origem indígena, porcelanas, louças portuguesas, utensílios africanos, rocas de fiar, fósseis e equipamentos artesanais, dentre outras. Além disso, uma linha do tempo remonta, em fatos e imagens, a história do saneamento no estado.

A visita foi conduzida pelas colaboradoras do MAE, Georgina Lorenzo e Auxiliadora Praia, que passaram informações sobre os acervos históricos das peças encontradas durante as escavações realizadas para implantar ou expandir as redes de abastecimento e esgotamento operadas pela Embasa. “Os acervos também retratam parte da história regional e costumes dos habitantes de várias regiões da Bahia. Isso costuma incitar a curiosidade dos estudantes e professores que acompanham os alunos”, diz Georgina. Para o professor Ramon Almeida, “a atividade proporcionou novos aprendizados por atrelar os conhecimentos teóricos aplicados nas palestras e oficinas com a prática, via vivência ocular”.

O MAE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na rua Saldanha Marinho, s/n, no bairro da Caixa D'Água, próximo ao Hospital Ana Nery. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (71) 3241-8135. O acesso é gratuito.