Embasa promove reunião com moradores da zona rural de Barreiras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na terça (23) e na quarta-feira (24), uma série de três reuniões comunitárias com moradores do Barrocão de Cima e de Baixo, Passagem Funda e Bebedouro, na zona rural de Barreiras. Eles foram orientados sobre a obra de extensão de rede e o início da operação do sistema de abastecimento que vai levar água tratada para essas localidades. O Governo do Estado, por meio da Embasa, está investindo, com recursos do Fundo de Erradicação de Combate a Pobreza (Funcep), um montante de R$ 2,8 milhões na extensão de rede que vai beneficiar cerca de 826 famílias, abrangendo também os moradores da Gameleira.

Para Maria de Fátima de Souza Carvalho, moradora do Barrocão de Cima, a reunião foi importante para ter mais informações sobre o abastecimento. “Estamos ansiosos para chegar logo a água. Hoje, eu tenho que pegar água em outras casas, porque na minha não chega água da nascente quando chove. Estou muito feliz porque vou sair desse sofrimento”, afirma. Já Marony de Assis Souza, morador do Bebedouro, destaca que ter água tratada com regularidade vai melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Temos água do rio, mas não é tratada e temos que comprar o que vamos beber. Com certeza, será um benefício para todos que moram aqui”, afirma.

Durante as reuniões, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, alertou sobre a importância da aquisição e implantação do reservatório e do cadastramento para a solicitação da nova ligação pelos moradores beneficiados. “Também focamos no uso racional de água. Quem tem o costume de dar água ao gado ou irrigar a plantação, por exemplo, deve buscar alternativas, como a água de poço ou direto do rio. A água tratada é para o consumo humano e para as atividades básicas dentro do imóvel”, explica. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas educativas sobre o monitoramento do consumo, tarifa e a conta de água, além de dicas para reforçar hábitos que evitem o desperdício.

voltar
Compartilhe
nas redes sociais
Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

Telefone 0800 0555 195
Visite-nos