Roubo de água é flagrado em centro comercial da Graça, em Salvador

Um centro comercial situado na rua Oito de Dezembro, no bairro da Graça, em Salvador, foi flagrado desviando água da rede pública distribuidora, nesta quarta-feira (26). A descoberta aconteceu durante mais uma ação de combate a fraudes no consumo de água realizada pela Embasa com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Cinco estabelecimentos funcionam no centro comercial: cafeteria, petshop, loja de banho e tosa, ateliê de costura e lanchonete. Durante a fiscalização, os técnicos da Embasa constataram que o imóvel, cujo fornecimento de água está cortado por falta de pagamento, vinha sendo abastecido por um ramal clandestino. A tubulação irregular foi retirada e isolada, o imóvel foi autuado e o proprietário será intimado a depor na 14ª Delegacia Territorial da Barra para responder pela fraude.

Para regularizar a situação junto à Embasa, os responsáveis pelo imóvel terão que quitar as faturas em aberto, que acumulam um débito de R$75 mil, além de pagar multa e ressarcir à empresa o valor correspondente ao volume de água desviado nos últimos doze meses. O valor a ser ressarcido à Embasa será calculado com base no verdadeiro consumo de água do centro comercial.

O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Além dos casos suspeitos identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial da Embasa, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195 ou no site www.embasa.ba.gov.br.

Visite-nos