Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras

Em um projeto socioambiental para apoiar na redução das perdas e do consumo de água entre a população, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última terça-feira (21), a sensibilização de um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Presidente Médici, em Barreiras. Ao final do encontro, que abordou dicas práticas de consumo racional de água, a empresa concedeu, de forma simbólica, o título de “Agentes de Combate a Perdas”, mais conhecido como ACPs. Devidamente empossados, os novos agentes percorreram as instalações de banheiros, cantina e bebedouro, onde existiam torneiras e riscos de perdas de água, onde puderam colocar o conhecimento em prática.

Empolgado com a nova função, o estudante Gabriel Carvalho, 11 anos, do 5º ano, disse que a partir de agora vai se tornar um “fiscal” da água em casa e na escola. “Geralmente, eu gasto mais água para tomar banho e escovar os dentes e, a partir de agora, vou tentar fechar sempre para não gastar mais tanta água”, afirma. Lara Liz Pinheiro, 10 anos, do 4º ano, disse que não tinha ideia de quanto um pequeno vazamento pode aumentar o consumo. “É importante economizar para não desperdiçar a água e ajudar o meio ambiente, além de reduzir a conta de água”, afirma.

Durante a ação, foram realizadas duas palestras pela manhã e tarde, direcionadas para os líderes e vice-líderes de turma, que receberam camisas, bonés e squeezes do projeto “De Olho nas Perdas”. Para a vice-diretora Maria de Lourdes da Silva Paixão, a ação vai contribuir para reduzir o consumo de água na casa e na própria escola. “Estes líderes serão estimulados a repassar as informações para os outros estudantes em sala de aula e vão se tornar disseminadores da cultura contra o desperdício na escola”, afirma ela, que ficou bastante satisfeita em ter a escola selecionada para participar do projeto.

Ao declarar “empossados” os novos agentes mirins de combate a perdas, a mobilizadora da atividade, a assistente social Geisa Mendes, acredita que a ação pode gerar impactos positivos imediatos, dentro das casas e na comunidade. “Além da palestra com informações práticas de como reduzir o consumo, temos a entrega do kit, que ajuda a envolvê-los, tornando-os agentes de uma mudança de hábitos e de uma nova visão da realidade, trazendo a responsabilidade das ações para eles e não para o outro”, explica. A ação da Embasa, que integra o projeto “De Olho nas Perdas”, visa trabalhar de maneira integrada e estratégica uma série de ações das áreas operacionais, comerciais e sociais para reduzir os índices de perdas em seus sistemas de abastecimento em toda a Bahia.

Visite-nos