Embasa apresenta sistema de alerta da barragem de Pituaçu à comunidade de Bate-Facho

Em reunião nesta terça-feira (7), na Escola Comunitária do Bate-Facho, em Salvador, a Embasa apresentou à comunidade local o sistema de alerta da barragem de Pituaçu, que será implantado até dezembro. Esse sistema, que atende à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010), visa proporcionar maior segurança aos moradores do Bate Facho, cujas residências foram erguidas a jusante (no sentido do fluxo da água) da barragem de Pituaçu.

A reunião teve a participação de 60 pessoas, incluindo representantes da Codesal, da Defesa Civil do Estado e da empresa de saneamento BRK Ambiental. O plano de emergência apresentado aos moradores inclui a transmissão de sinais de sirene, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para os celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão pelas rotas de fuga traçadas pela Codesal, a partir do mapa de inundação fornecido pela Embasa. “Se identificarmos anormalidades, vamos tomar todas as providências para correção e acionar o sistema para o estado de alerta, solicitando à população a ficar de prontidão. Caso o problema persista, será o acionado o modo emergência, avisando a população para se dirigir imediatamente aos pontos de encontro determinados, por meio das rotas de fuga pré-estabelecidas”, explica o hidrologista da Embasa, Lúcio Landim.

O sistema de alerta tem caráter preventivo, já que a barragem de Pituaçu encontra-se em boas condições estruturais, inclusive tendo passado por obras de melhoria em 2016. Naquele ano, a Embasa reforçou a estrutura dos vertedores e implantou um novo sistema de drenagem interno, para ampliar a capacidade do reservatório de suportar as vazões de cheia do rio Pituaçu, controlar o fluxo de água interno da barragem e aumentar o nível de segurança da represa. A barragem de Pituaçu tem 110 anos de existência e foi utilizada para abastecer Salvador de 1906 até 2002.