EMBASA

POLÍTICAS

Política de Sustentabilidade

A Embasa se compromete, com base no disposto em seu Código de Ética e de Conduta, a atuar efetivamente para o seu desenvolvimento de forma sustentável, a partir da adoção de uma postura social e ambientalmente responsável, por meio dos processos de incorporação e disseminação internos e externos dos conceitos de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade como parte da sua cultura de gestão empresarial, estimulando usuários e fornecedores neste sentido. Obriga-se, igualmente, a efetivar ações em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o Pacto Global, propostos pela Organização das Nações Unidas e a fomentar estratégias para o controle social nas localidades onde a empresa atua, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa. Para tanto, envidará esforços em promover espaços permanentes de diálogo com os públicos de interesse e divulgar os resultados advindos das práticas de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade de forma ampla e transparente, como forma de prestar contas à sociedade e de referenciar a atuação de outros atores sociais.

Para acessar o texto completo, clique aqui.

Política de Gestão Integrada de Riscos Corporativos e Controle Interno  

Aprovada pela Resolução de Diretoria 634/17, a Política de Gestão Integrada de Riscos Corporativos e Controles Internos da Embasa (PGIRC) apresenta as diretrizes necessárias às tomadas de decisão, com foco em riscos e resultados, considerando as regras, as responsabilidades, as relações e os recursos envolvidos. Delimita-se aos riscos corporativos e controles internos, cujos objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos e estatutários, vinculados aos resultados explicitados no planejamento estratégico, de maximizar a satisfação de titulares, acionistas e usuários e garantir a sustentabilidade econômico-financeira, no cumprimento de sua missão.

Para acessar, clique aqui.

A Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa da Embasa

Trata-se de uma exigência da Lei Federal nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) e do Decreto Federal nº 8.945/2016 e está em linha com os requisitos de transparência requeridos pela legislação. O documento é destinado ao público em geral e reúne, de forma sintética, as principais informações da Embasa relativas a compromissos com o alcance de objetivos de políticas públicas, atividades desenvolvidas, estrutura de controle, dados econômico-financeiros, fatores de risco, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração da companhia. Isto serve para reafirmar o compromisso da Embasa com a contínua melhoria da governança, bem como o alinhamento às melhores práticas do mercado.

Para acessar, clique aqui. 

Política de Porta-Vozes para os Veículos de Comunicação

Trata-se de uma exigência da Lei Federal nº 13.303/2016 (Lei das Estatais) e do Decreto Federal nº 8.945/2016 e está em linha com os requisitos de transparência requeridos pela legislação.

Acesse aqui. 

     Política de Conformidade, Integridade e Ética 

     Esta política visa orientar as ações e disseminar a cultura da conformidade, da integridade e da ética na empresa, no sentido de garantir o cumprimento de             leis,    regulamentações e instrumentos organizacionais, preservar a integridade de seus ativos e da sua imagem, através da transparência nos processos e na       prática de valores éticos, contribuindo com a gestão de riscos e a governança corporativa. Acesse aqui.

Código de Conduta e Integridade da Embasa

   Balizado na Lei 13.303 de 30.06.2016 (Lei das Estatais), o Código de Conduta e Integridade da Embasa tem o objetivo de servir como instrumento norteador dos atos de todas as pessoas que exercem atividades em nome da Embasa, os empregados (independente da sua função ou posição hierárquica), administradores (membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva), membros do Conselho Fiscal, estagiários, prestadores de serviço e contratados, que devem reger-se por suas disposições e aplicar, em seu âmbito de responsabilidade, seu conteúdo e promover sua divulgação, seu entendimento e sua internalização. Acesse aqui.

      Política de Indicação de Membros da Diretoria e Conselhos

Foi aprovada pela Resolução de Diretoria 287/2018, a Política de Indicação dos Membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. O documento visa atender a uma exigência da Lei 13.303/16 (Lei das Estatais) que já determina critérios de escolha e indicação final dos representantes destes órgãos de modo a garantir que os ocupantes dos cargos tenham as competências adequadas e necessárias para exercê-los.
A Política apresenta as diretrizes e vedações à ocupação dos cargos e estabelece o papel do Comitê de Elegibilidade na verificação da conformidade no processo de indicação dos referidos membros.

Acesse aqui


Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - Embasa

4ª Avenida, 420, Centro Administrativo da Bahia - CAB, 41745-002, Salvador, Bahia, Brasil

0800 0555 195

Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.
© Copyright 2010. Todos os Direitos Reservados

Governo da Bahia