EMBASA

08/08/2017

Intervenções ampliam abastecimento em Ubaitaba e Aurelino Leal

“A mudança do ponto de captação de água bruta para a estação de tratamento de água (ETA) de Ubaitaba melhorou bastante o abastecimento no próprio município e em Aurelino Leal, além de gerar, para a Embasa, uma sensível diminuição de custos operacionais e com produtos químicos”. O comentário é do gerente da unidade regional da Embasa em Itabuna, Danilo Gomes, ao informar que a captação agora é feita no rio de Contas e não mais no rio Oricó. A intervenção está em funcionamento desde o final do mês de maio. A captação no rio Oricó, tributário do rio de Contas, ficava num ponto distante da ETA de Ubaitaba, que também abastece a cidade vizinha de Aurelino Leal. Agora, a adução de água bruta fica a apenas 150 metros da ETA, o que facilita e dá maior agilidade à correção de problemas, como eventuais rompimentos ou vazamentos, por exemplo. Antes, a água percorria quase 7,5 quilômetros de adutora até chegar à ETA.

O gerente de Operação de Água, Erick Fernandes, observa que a iniciativa também proporcionou uma diminuição de custos com a redução do uso de produtos químicos, “pois o rio de Contas é caudaloso e tem uma água bruta de boa qualidade. Já o rio Oricó, pelo menos no trecho da captação, está bastante antropizado e sofria com o despejo de esgotos e material orgânico a montante, além de ficar represado pelo grande volume de água do rio de Contas”, analisa. A situação foi agravada pelas fortes chuvas nos meses de março e abril deste ano, quando foram significativamente alterados os parâmetros de cor e turbidez do rio Oricó. A mudança brusca na qualidade da água captada exigiu a aplicação de uma maior quantidade de produtos químicos para adequação aos padrões de potabilidade estabelecidos pela portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.

PLANEJAMENTO | O planejamento da intervenção foi fundamental para evitar transtornos para a população de Ubaitaba e Aurelino Leal. O trabalho foi realizado em regime de mutirão, coordenado pela gerente do escritório local, Marluce Pimentel, e contou com uma retroescavadeira cedida pela prefeitura de Aurelino Leal. A comunicação aconteceu com avisos na rádio local e impressos para alertar a comunidade. Além disso, Marluce atuou como interlocutora junto ao Poder Municipal, além de fazer o corpo a corpo nas casas dos clientes. “A equipe da Embasa foi elogiada pela transparência da ação, eficiência e rapidez por vários membros da comunidade e representantes da sociedade civil organizada”, diz Marluce.

A ETA de Ubaitaba produz, diariamente, 3.300 metros cúbicos de água, suficientes para abastecer mais de 30 mil pessoas em Ubaitaba e Aurelino Leal. Para alcançar esses resultados, a operação é desenvolvida por quatro colaboradores, que se revezam em turnos de seis horas. Caso necessário, é possível dobrar o volume e atingir a produção de 6.600 metros cúbicos de água tratada em 24 horas de operação.

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - Embasa

0800 0555 195

Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.