EMBASA

22/11/2017

Embasa promove reunião com moradores da zona rural de Formosa do Rio Preto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última terça-feira (14) uma reunião comunitária com os moradores das localidades do Arroz e Lagoinha, no município de Formosa do Rio Preto. Eles foram orientados sobre o processo de captação, tratamento e distribuição do sistema que passou para a operação da Embasa a partir deste mês de novembro. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB) investiu R$ 2,5 milhões na construção deste sistema, que passou a beneficiar 1,2 mil pessoas com água tratada de qualidade. Na oportunidade, também realizadas uma série de quatro palestras para 65 estudantes da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, que fica no povoado do Arroz, com foco no consumo racional de água.

Nascido na localidade, Hérico Lino dos Santos, 68, está satisfeito em ter água tratada em casa. “Sempre tivemos água de poço artesiano, mas agora temos mais qualidade por ter uma água potável na porta de casa”, afirma ele, que mantém dois reservatórios para a casa onde mora com a esposa. Para a professora Vanda Caldeira, a reunião ajudou a esclarecer os principais pontos relacionados ao início da atuação da Embasa, principalmente no consumo racional de água e no início da tarifação. “Estas informações vai evitar o desperdício da água que é somente para o consumo humano e possibilitar que tenha água para todos”, explica.

Durante a reunião, conduzida pela assistente social da Embasa, Geisa Mendes, a população local foi alertada para a importância de buscar identificar vazamentos internos e utilizar a água de forma equilibrada e sem desperdícios. “Quem tem o costume de dar água ao gado ou irrigar a plantação, por exemplo, deve buscar uma alternativa. Existe um investimento no tratamento desta água destinada somente para o consumo humano e para as atividades básicas dentro do imóvel”, explica. Na oportunidade, também foi ressaltada a necessidade do uso do reservatório pelos moradores como forma de precaução em caso de suspensões temporárias no sistema em caso de falta de energia, panes em equipamentos, rompimentos na rede distribuidora, dentre outros.

Investimentos – Além do povoado do Arroz, a Embasa passou a atender a localidade do Araças, próximo à sede municipal de Formosa do Rio Preto. A Embasa investiu, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), um montante de R$ 147,2 mil para estender 3,5 quilômetros de rede para beneficiar 288 moradores. Nos últimos cinco anos, a Embasa investiu cerca de R$ 300 mil para melhorias na operação do sistema e expansão da rede distribuidora na sede de Formosa do Rio Preto. A Embasa atende cerca de 4,950 mil imóveis, cerca de 18 mil pessoas, com água tratada do sistema, cuja capacidade de captar e tratar é 2 milhões de litros de água por dia.

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - Embasa

0800 0555 195

Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.