EMBASA

06/10/2017

Audiência pública em Gavião esclarece sobre racionamento na região da adutora do Sisal

Foi realizada no dia 2 de outubro, na Câmara de Vereadores de Gavião, uma audiência pública com a participação de representantes da Embasa para tratar da situação de racionamento no abastecimento de água na região. Solicitada pelo vereador Rodrigo Silva, a audiência contou com a participação de moradores locais, que ouviram as informações do gerente de operação Euzébio Ferreira e da assistente social Núbia Simas, ambos da unidade regional da empresa em Feira de Santana.

Euzébio esclareceu aos presentes que, com a permanência da estiagem na região da barragem de Pedras Altas, o volume do manancial chegou a um nível crítico: pouco mais de 7% da capacidade total de acumulação. Diante da iminência de esgotamento do manancial, a Embasa passou a captar a maior parte da água ofertada aos moradores locais na barragem de São José do Jacuípe. Atualmente, do volume total distribuído aos municípios da região, 30% sai da barragem de Pedras Altas e os outros 70% da barragem de São José.

O gerente informou que a Barragem de São José do Jacuípe tem mais de 35 milhões de metros cúbicos (m³) de água disponíveis, o suficiente para fazer o reforço do abastecimento até que as chuvas cheguem para repor o volume de Pedras Altas. Euzébio assinalou que a água da barragem de São José do Jacuípe tem um teor de cloretos maior do que em Pedras Altas e, por isso, a água distribuída no momento apresenta um sabor característico de sal. No entanto, ele assegurou que isto não afeta a saúde nem compromete a qualidade da água nos aspectos bacteriológicos.

Desde o primeiro semestre deste ano, a Embasa começou a fornecer água na região em regime de racionamento e vem sensibilizando a comunidade em relação ao uso racional da água. Com o agravamento da seca e os níveis críticos de volume em Pedras Altas, o gerente e a assistente social da Embasa orientaram a população de Gavião a intensificar a economia no consumo da água.

Municípios afetados pelo racionamento - Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente.

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - Embasa

0800 0555 195

Recomendamos Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 2.5 ou superior Resolução mínima 1024 X 768.